Como verificar a velocidade da Internet a partir de um comando no Linux

Compartilhe:

Quando você está experimentando acesso lento à Internet, você pode querer testar a velocidade da Internet de seu ISP upstream (muitas vezes chamado de “última milha” nas redes residenciais de banda larga) como parte da solução de problemas. Para essa matéria, Speedtest.net é provavelmente o site de testes de velocidade de banda larga mais amplamente utilizado.

Por baixo disso, o Speedtest.net carrega código JavaScript em seu navegador, que detecta automaticamente o servidor Speedtest.net mais próximo de você e mede a velocidade de download/upload enviando pedidos HTTP GET e POST para o servidor.

No entanto, se você estiver tentando verificar a velocidade da Internet a partir de um servidor remoto, VPS ou um sistema desktop, a interface da Speedtest baseada em Flash não seria boa. Para aqueles de vocês, existe uma versão da interface de linha de comando (CLI) do Speedtest, conhecida como speedtest-cli. Aqui vou demonstrar como usar speedtest-cli para verificar a velocidade da Internet a partir de uma linha de comando no Linux.

Instale o speedtest-cli no Linux

Speedtest-cli é um cliente CLI simples escrito em Python para medir a largura de banda bidirecional da Internet usando a infra-estrutura Speedtest. Funciona com o Python 2.4-3.4. Instalar o mais recente speedtest-cli é baixe o script Python.

$ wget https://raw.github.com/sivel/speedtest-cli/master/speedtest_cli.py

$ chmod +x speedtest_cli.py

Teste a velocidade de conexão à Internet com speedtest-cli

É fácil verificar a velocidade da Internet com speedtest-cli. Executando o comando speedtest-cli sem qualquer argumento obtém seu trabalho feito.

$ speedtest-cli

Isso irá descobrir automaticamente o servidor do Speedtest mais próximo (em termos de distância geográfica) e informar a velocidade de download e upload medido a partir do servidor.

Se você quiser compartilhar o resultado do teste de velocidade, você pode usar a opção “–share”, que lhe permitirá compartilhar o resultado do teste de velocidade com outras pessoas em um formato de imagem via Speedtest.

O seguinte é um exemplo de imagem gerada automaticamente e carregada pelo Speedtest.

Exemplo

Para você ver outras funções use speedtest-cli -h

usage: speedtest-cli [-h] [–no-download] [–no-upload] [–bytes] [–share] [–simple] [–csv] [–csv-delimiter CSV_DELIMITER] [–csv-header] [–json] [–list] [–server SERVER] [–mini MINI] [–source SOURCE] [–timeout TIMEOUT] [–secure] [–no-pre-allocate] [–version] Command line interface for testing internet bandwidth using speedtest.net.

Fontes: GitHub Xmodulo

 

2 comentários em “Como verificar a velocidade da Internet a partir de um comando no Linux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *